sexta-feira, 30 de maio de 2014

Recorde Mundial: Mestre Kung Fu consegue perfurar cocos apenas com um dedo

O mestre de Kung Fu, Ho Eng Hui, usa como arma o seu dedo indicador.
Seu dedo incrivelmente poderoso consegue perfurar a casca de coco, liberando uma explosão de água doce. Ele declara com orgulho: "Este meu dedo realmente me ajuda a sustentar a minha família".
Ho vem realizando suas incríveis proezas com o dedo duas vezes por semana em um local especial em Jonker Street, no estado malaio de Malaca. O governo cedeu-lhe a permissão de usar este lugar em 2000, e ele entretém os turistas e moradores locais desde então. Toda sexta e sábado, ele viaja para o local, o que demora entre 8 e 9 horas. Antes de seu show no Jonker Street, entre os anos de 1991 e 1995, ele se apresentou no Bugis Street, em Cingapura.
Ao longo dos anos, Ho vem estabelecendo recordes e quebrando-os logo em seguida. Em 02 fevereiro de 2001, ele entrou para o Livro dos Recordes, na  Malásia, perfurando três cocos em 1 minuto e 10 segundos. Em junho de 2009, ele perfurou quatro cocos em 30,81 segundos, um feito que lhe rendeu um lugar no Guinness World Record. E em 2011, ele quebrou seu próprio recorde, perfurando quatro cocos em 12,15 segundos.
Ho começou sua profissão incomum quando ele tinha apenas 17 anos de idade. Ele foi inspirado pelo seu mestre de Kung Fu de Cingapura, Choo Kong Leong. "Na década de 1970, eu comecei a aprender com o meu guru a habilidade de perfurar as coisas com o dedo", disse ele. "Choo disse-me para treinar kung fu com meu dedo. No início, eu não era muito bem sucedido, mas eu treinei duro". Ele praticava freneticamente espetando troncos de bananeiras em sua cidade natal, Ponciano, em Johor. "Eu fazia isso toda vez que eu passava por uma bananeira. As pessoas diziam que eu era louco".
Entretanto, Ho continuou, porque ele acreditava que não havia ganho sem dor. Quando ele conseguiu com as árvores, ele mudou para grossas caixas de papelão, antes de finalmente testar sua habilidade em um coco, em um concurso. Depois de dois longos anos de prática, ele era capaz de perfurar seu primeiro coco, um feito que lhe rendeu um dedo inchado e doloroso. Ele continuou a treinar depois disso e logo aperfeiçoou o processo.
O segredo do sucesso de Ho está na antiga prática chinesa de Qi Gong, que envolve o alinhamento do corpo, a respiração e o controle da mente. Ele aprendeu Qi Gong com Choo, que costumava realizar acrobacias de Kung Fu e engolir bolas de metal para depois cuspi-las, impressionando muitas pessoas. Choo também consegue quebrar cocos com a cabeça e atuar como um saco de pancadas humano.
Ser um ser humano com um dedo esmagador como esse não é tarefa fácil. Ho se mantém em forma ao caminhar quase 20 quilômetros por dia. Ele é cuidadoso com sua dieta também, preferindo comer peixe e legumes a carne e alimentos gordurosos. Como uma fonte de renda extra, Ho também vende óleos medicinais para dores, que ele mesmo fabrica, uma arte também aprendida com seu mestre Choo.
Seu dedo pode parecer indestrutível, mas Ho o quebrou algumas vezes no passado: duas vezes em Cingapura, em 1992 e 1994; e então, novamente, em 2009, em Pequim. "Era inverno e eu quebrei meu dedo indicador após a perfuração de dois de cinco cocos. Eu tive de parar meu desempenho devido a uma dor insuportável, que levou um ano para curar", disse ele. Dois anos mais tarde, ele voltou em sua melhor forma para quebrar seu próprio recorde em Milão, na Itália.
Embora o dedo pareça estar judiado pelo tempo e pelas decorrentes atividades, o mestre de 58 anos quer vencer mais um recorde antes de se aposentar. "Eu quero furar quatro cocos em 10 segundos e espero conseguir um patrocinador antes de tentar o feito", disse ele. "Algumas pessoas acham que eu sou louco, mas eu estou bem com isso. Eu queria conseguir algo e eu o fiz".

Fonte:jornalciencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário